segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual ocorre em diversos níveis do eixo hipotálamo-hipófise-ovário, e a interação entre esses componentes resulta em produção de hormônios e alterações morfológicas em alguns órgãos.

O ciclo mesntrual é dividido em dois períodos:
  • Ciclo ovariano – é dividido em duas (2) fases, a Fase Folicular e a Fase Lútea, e entre estas há o Período Ovulatório.                                                               
  • Ciclo Uterino - é dividido em três fases: Fase Menstrual, Fase Proliferativa e Fase Secretora.

Duração do ciclo varia de 21 a 35 dias, sendo a média 28 dias e o fluxo menstrual dura aproximadamente de 2 a 6 dias (perda sanguínea de 20 a 60ml).

Hipotálamo!
Um dos principais produtos de secreção do hipotálamo é o Hormônio Liberador de Gonadotrofinas (GnRH) que alcança a hipófise anterior através da circulação porta-hipofisária. Este hormônio é responsável pela regulação da secreção de FSH e LH pela hipófise anterior (adenoipófise). Seu estímulo (GnRH) à secreção destas gonadotrofinas, deve ser liberado de forma pulsátil para uma melhor função, e estes pulsos são modulados através da norepinefrina, que possui ação estimulante, e através da dopamina que possui função inibitória.

A secreção do GnRH varia em freqüência e amplitude em todo o ciclo menstrual.
- Fase folicular > pulsos freqüentes e pequena amplitude. E na fase folicular tardia há um aumento da freqüência e da amplitude desses pulsos.
- Fase lútea > diminuição progressiva da freqüência dos pulsos. E a amplitude é maior que na fase folicular, mas diminui progrssivamente durante as duas semanas (14 dias).

Existem situações que influenciam a secreção adequadada GnRH, e podem provocar regulação incorreta do eixo hipófise-ovário; como exercícios físicos, estresse, problemas emocionais, dietas e demandas nutricionais.

Outros hormônios hipotalâmicos:
- Hormônio liberador do hormônio de crescimento (GHRH)
- Fator liberador de corticotrofinas (CRF)
- Hormônio liberador da tireotrofina (TRH)

Hipófise!
A adenoipófise (região anterior da hipófise) é responsável pela secreção de hormônios reguladores como FSH, LH, TSH, ACTH, GH, prolactina.
O FSH e LH (gonadotrofinas) são responsáveis pela estimulação da folicilogênese, ovulação e regulação da produção de hormônios pelos ovários.
A neuro-hipófise (região posterior) é responsável pela produção de dois hormônios, ocitocina (responsável por contração muscular uterina durante o parto e contrações mioepiteliais dos ductos lactíferos mamários – ejeção do leite)  e vasopressina/ADH (hormônio antidiurético – regula volume sanguíneo circulante, pressão sanguínea e osmolaridade plasmática).

Ovários!
São as gônadas femininas responsáveis pela produção de hormônios (estradiol, estrona, androstenediona, testosterona, progesterona e peptídeos gonodais) e pelo desenvolvimento dos folículos imaturos até sua fase final de amadurecimento.
Os ovários podem ser divididos em três (3) compartimentos funcionais:
  • Folicular – neste compartimento a principal secreção é o estrogênio, mas a inibina B também é produzida.
  • Corpo Lúteo – o principal produto é a progesterona; e há também produção de inibina A.
  • Estroma – os principais produtos são os androgênios.

O estradiol e a progesterona são os principais hormônios secretados pelo ovário, e são encontrados no sangue conjudagos a proteínas, como albumina e a proteína carreadora de hormônios sexuais. Quando se desligam dessas proteínas, se ligam a receptores específicos, encontrados principalmente nos ovários, útero, mamas e vagina.
- O estradiol tem ação no desenvolvimento folicular e endometrial, e produz LH no meio do ciclo.
- A progesterona age na manutenção do arcabouço endometrial.

OBS: A secreção ovariana influencia a secreção das gonadotrofinas. O feedback é negativo quando a secreção ovariana diminui a secreção de gonadotrofinas. E é positivo quando a secreção ovariana leva ao aumento da secreção hipofisária.

Ciclo Ovariano

Fase Folicular > é a primeira fase do ciclo menstrual. Nesta fase há a seleção do folículo dominante, que passa pelos estágios de folículo primordial , folículo pré-antral, antral e pré-ovulatório, sendo o resultado final desse processo de desenvolvimento, um único folículo maduro viável.
O desenvolvimento folicular é um processo contínuo e dinâmico que só se interrompe quando os folículos crescem e entram em atresia (apoptose ou morte celular) continuamente.
Esta fase dura em torno de 10-14 dias.
> Nos primeiros dias da fase folicular há um aumento do FSH, que é um sinal para o recrutamento folicular (15 ou mais folículos são recrutados a cada ciclo). O FSH promove uma multiplicação das células da granulosa e uma diferenciação das células estromais cincunjacentes pela teça interna e externa.
> As células da teca sintetizam androstenediona e testosterona sob estímulo do LH.
> E as células da granulosa convertem os androgênios em estradiol e estrona através da enzima aromatase, dependente de FSH.
> Assim o FSH -aumenta a produção estrogênica (os dois aumentam a quantidade de receptores para FSH)
                          -promove o crescimento da granulosa
                          -estimula a ação da aromatase

> Na metade dessa fase, os níveis de LH se elevam (influência do estrogênio – recontrole positivo) junto com o número de seus receptores nas células da teca (ação do FSH).
> LH estimula produção de androgênios ela teca, e esses são aromatizados em estrogênios (Teoria das Duas Células e Duas Gonadotrofinas).
> As células da granulosa com o crescimento e proliferação, aumentam os receptores de FSH e a expressão da enzima aromatase para aumentar o nível de estrogênio na circulação e líquido folicular. Este líquido propicia um ambiente para os oócitos e células da granulosa interagirem com os hormônios (FSH e estrogênio).
> O folículo dominante ocorre na fase folicular inicial e os outros folículos entram em atresia progressivamente.

Ovulação
Fase em que ocorre a estimulação a maturação e ruptura folicular. Nesta fase o marcador mais importante é o pico de LH no meio do ciclo, que é precedido pelo aumento do nível de estradiol.
> Após o pico de LH a produção de progesterona aumenta progressivamente, e esta aumenta a distensibilidade da parede folicular. E o próprio LH apresenta uma queda posterior ao pico (recontrole negativo).
> A ovulação aproximadamente 36horas após o início da elevação dos níveis de LH, e cerca de 12 horas após o seu pico máximo.

Fase Lútea
Após a ovulação o folículo se organiza para formar o corpo lúteo. E esta fase é controlada pela secreção de LH pela hipófise.
> Neste período há um aumento agudo dos níveis de progesterona.
> A duração da fase lútea é sempre fixa, dura 14 dias.
> Quando não ocorre fecundação, o corpo lúteo regride. E esta regressão leva a uma queda dos níveis de estradiol, progesterona e inibina A. A queda da inibina A permite a elevação do FSH alguns dias antes da menstruação(remove influência supressora). E o decréscimo do estradiol e progesterona permite o aumento dos pulsos de GnRH pelo hipotálamo.

Controle ovariano da secreção de gonadotrofinas!
Estradiol: este hormônio realiza recontrole negativo na grande parte do ciclo. O pico de LH resulta do recontrole positivo de estradiol sobre a hipófise.
Progesterona: responsável pelo pico de FSH no meio do ciclo.
Inibina A: é secretada pelo corpo lúteo, sob influência de LH. Junto com o estradiol controla a secreção de FSH na fase de transição lútea-folicular
Inibina B: esta é secretada pelas células da granulosa, sob estímulo de FSH. Sua concentração predomina na fase folicular.
Outros: Folistatina, Ativina e Fatores de Crescimento

Ciclo Uterino
Este ciclo acompanha o ciclo ovariano, e tem como função o preparo do endométrio para implantação.
> O endométrio apresenta uma porção cíclica, ou seja, uma camada/decídua funcional. E esta é composta por duas subcamadas: esponjosa (profunda) e compacta (superficial). E a outra parte do endométrio é a camada/decídua basal, que sofre pouca variação durante o ciclo, e é responsável pela regeneração do endométrio após a menstruação.
> Este ciclo é divido em Endométrio Proliferativo, E. Secretor e E. Menstrual.

Endométrio Proliferativo – é marcado por um grande número de glândulas, células estromais e células vasculares endoteliais. O pico máximo de células endometriais corresponde ao período do pico de estradiol.
Endométrio Secretor – caracteriza-se pela ação da progesterona produzida pelo corpo lúteo. Ocorre diminuição do receptores de estrogênio. Por volta do sétimo dia após a ovulação se inicia o edema progressivo do tecido.
Endométrio Menstrual – este se caracteriza pela ruptura irregular do endométrio, que ocorre devido o fim da vida funcional do corpo lúteo, e consequentemente  redução de estrogênio e progesterona (reações vasomotoras – perda tecidual – menstruação)
> Espasmos vasculares leval à isquemia e perda de tecido
> As prostaglandinas produzidas intensificam os espasmos e levam à contrações miometriais (cólicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário